
Tâmara com Chocolate Intenso 100% e Flor de Sal
Uma indulgência natural, intensa e nutritiva.
O equilíbrio perfeito entre o dulçor natural da tâmara e a intensidade marcante do chocolate intenso 100% cacau da Cookoa com um toque de flor de sal.

Nesta receita minimalista e surpreendente, a variedade Khala — conhecida por sua maciez e dulçor na medida— encontra a potência do cacau fino e o toque especial da flor de sal, resultando em um snack nutritivo e cheio de personalidade.
E o melhor? ZERO AÇÚCAR E ZERO ADOÇANTES. Apenas a doçura natural da fruta.

Por que escolher a Tâmara com Chocolate 100% da Cookoa?
✔ Zero açúcar e zero adoçante
✔ Plant-based e clean label
✔ Sem glúten, sem lácteos e sem soja
✔ Sem ingredientes artificiais
✔ Feito com cacau fino de origem rastreada (bean-to-bar)
✔ Snack energético, funcional e prático

Clean Label de verdade:
- Tâmara Khala: fruta naturalmente doce, rica em fibras, minerais e antioxidantes.
- Intenso 100% Cacau: feito com nibs de cacau fino e manteiga de cacau, sem açúcar, sem adoçante e ingredientes artificiais.
- Flor de sal: realça e quilibra os sabores.
Ingredientes: Tâmara Khala, chocolate 100% cacau (nibs de cacau fino e manteiga de cacau) e flor de sal.
NÃO CONTÉM GLÚTEN. NÃO CONTÉM LEITE.
ALÉRGICOS: PODE CONTER CASTANHA DE CAJU.

Um snack para todos os momentos!
Perfeita para quem busca um lanche prático, com sabor de verdade e sem diversos ingredientes ultraprocessados. Vai bem no meio da tarde, como pré-treino ou para matar a vontade de doce com saúde e propósito.
Mas a tâmara não é rica em açúcar?
A tâmara é, de fato, rica em açúcares naturais. No entanto, quando consumida com moderação (até 30g por dia), apresenta baixa carga glicêmica.
Uma porção de Tâmara com Chocolate Intenso e Flor de Sal Cookoa (20g — 2 unidades) contém 11,2g de carboidratos e índice glicêmico (IG) de 35, o que resulta em uma carga glicêmica (CG) de apenas 3,95, classificada como baixa segundo a referência:
- Baixa: 0 a 10
- Média: 11 a 19
- Alta: 20 ou mais
Assim, mesmo o consumo de duas porções (4 unidades) de Tâmara com Chocolate Intenso e Flor de Sal Cookoa ainda se mantém na faixa de carga glicêmica baixa, totalizando 7,9.
Portanto, embora a tâmara seja naturalmente rica em açúcar, esse açúcar não eleva a glicemia de forma tão acentuada quanto a sacarose, por exemplo, devido à presença de fibras e outros compostos que modulam essa absorção influenciando nessa característica de baixo IG.
Benefícios Adicionais do Cacau:
- Rico em Magnésio, cobre, ferro e manganês.
- Rico em teobromina e epicatequinas: a teobromina em conjunto com os flavonoides presentes nas nibs de cacau podem favorecer o sistema cardiovascular, ao melhorar a função endotelial (fluxo sanguíneo).
- Combate radicais livres responsáveis por diversas patologias.
- Age na saúde cerebral, melhorando a performance cognitiva e o humor.

“O cacau tem benefícios comprovados, especialmente no sistema cardiovascular. Sobretudo, para que tais resultados sejam consistentes é necessário priorizar o cacau fino minimamente processado em conjunto com outros ingredientes tão nobres quanto ele e, é claro, sempre no contexto de uma dieta balanceada.”
- Larissa Ludwig da Silveira, nutricionista e idealizadora da Cookoa Chocolates.

Uma das grandes diferenças entre esses dois cacaus está na qualidade sensorial. Essa caracterização começa na genética dos frutos (somada ao terroir) e se estende ao beneficiamento. Não basta apenas plantar, colher e vender, para se classificar um cacau como fino.
Clique aqui e confira o conteúdo completo sobre os tipo de cacau.

Sobre nós:
Nascemos da necessidade de existir um chocolate verdadeiramente clean label que valorizasse o cacau e não o açúcar ou o leite. Aquele “vilão” aqui é transformado no protagonista do bem.
Somos uma marca que valoriza nossos “4 S’s”:
a Segurança: nossos chocolates podem ser oferecido sem risco para sem os alérgicos ao leite, ao glúten, à soja e ao amendoim
a Saúde: todos os ingredientes que usamos tem a finalidade de nutrir, não usamos nada artificial e evitamos tudo o que é refinado, modificado ou ultraprocessado, buscando usar insumos íntegros e muitas vezes in-natura.
a Sustentabilidade: buscar alimentos em sua origem nos permite que saibamos como o produtor é tratado e remunerado, além de garantirmos que a terra, a fonte da vida, seja preservada e regenerada.
o Sabor: por último, mas muitíssimo importante, queremos um chocolate gostoso, apetitoso, saborosíssimo. Que arrepie os sentidos, que faça o corpo e o cérebro vibrarem de prazer ao derreter de cada pedacinho.
Pura Inovação:
Criamos receitas que são pioneiras em seus ingredientes inéditos em relação às composições tradicionais, como por exemplo nosso chocolate branco que foi o primeiro no Brasil, em 2017, a utilizar castanhas de caju em substituição ao leite de vaca! Cada insumo passa por um rigoroso processo de homologação que exige o máximo padrão de pureza e qualidade, respeitando a transparência diante de nossos clientes.

O que é “bean-to-bar”?
O método bean-to-bar (da semente à barra) prioriza a excelência do cacau desde a origem, começando pelo “terroir” (fatores ambientais do cultivo), passando pela colheita e fermentação ideais (pontos cruciais do beneficiamento na fazenda) e indo até a torra adequada, refino específico em moinho de pedra e temperagem assertiva (pontos cruciais do processo fabril). São poucas, porém longas as etapas, as quais exigem dedicação integral do olhar humano, uma vez que por serem simplórias, estão condicionadas ao zelo manual característico da essência deste método.
Referências Bibliográficas:
https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/2291/Ivanir%20e%20Suzana%20-%20CONSUMO%20DO%20CACAU%20%28Theobroma%20cacao%29%20E%20SEUS%20EFEITOS%20NA%20SA%C3%9ADE.pdf?sequence=1&isAllowed=y
https://revistas.ufpr.br/academica/article/download/61915/37831
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9141620/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3575938/











