Sobre O bean to bar (da amêndoa a barra)
Para fazermos chocolate de verdade usamos a semente (ou amêndoa) do cacau (conhecida como "nibs") cuja composição revela uma quantidade importante de antioxidantes cientificamente vinculados a benefícios cardiovasculares.
Sabemos que tais substancias, assim como aromas são sensíveis aos processos industriais, portanto decidimos adotar a um método artesanal e minuncioso de produção chamado bean-to-bar (da semente à barra).
Ao contrário do chocolate industrial que inclusive é considerado um vilão (e muitas vezes é), o chocolate bean to bar contém teores baixos de açúcar e não conta com a adição de gorduras vegetais ou aditivos. Além disso, sua base é a amêndoa de cacau e não o cacau em pó ou a massa de cacau - ambos subprodutos ultraprocessados e portanto sem os antioxidantes.
Caminhe pelo nosso processo:
Formas de cacau usadas em chocolates
O que é Bean to Bar? Detalhes do Processo!
Cacau Fino x Cacau Commodity
Formas de Cacau usadas em chocolates
Veja a diferença entre 3 apresentações comerciais do cacau por nível de processamento: exatamente o que diferencia ele entre alimento ou “produto alimentício”.
Chocolate classe a: Amêndoas de cacau FINO em pedaços ou “nibs”
Da fruta do cacau FINO: é extraída a amêndoa que ainda dentro da fazenda, é fermentada e seca ao sol.
Assim que recebemos elas aqui na Cookoa: as amêndoas inteiras que serão levemente torradas e descascadas a medida que se faz chocolate. Ou seja, a amêndoa fresca é minimamente processada e, imediatamente, disposta ao processo de fabricação artesanal.
Resultado: um alimento preservado em nutrientes e aromas. De qualidade e riqueza superiores.
Chocolate Classe B - Massa de Cacau
A forma de uso mais comum ao mercado é a Massa, pasta ou Liquor de Cacau. Aqui o frescor e o alto valor do cacau Fino cede espaço à praticidade e ao baixo custo do cacau Commodity. A maioria das grandes empresas não optam por controlar seu cacau desde a fruta (ou seja, não querem ser bean to bar) e compram as amêndoas já trituradas e homogeneizadas para então misturá-la aos demais ingredientes como açúcares ou leite. Se a procedência não for de cacau fino, se perde o foco nas qualidades de fermentação, secagem e armazenamento assim como são isentos da seleção de frutos dentro de um padrão rígido. Portanto, ao ler “massa de cacau” - em geral - trata-se de um rótulo de chocolate feito para a quantidade e não, qualidade.
Chocolate Classe C - Cacau em Pó
Outra forma de uso, principalmente por famosas marcas de barras ao leite, é o cacau em pó. Nesta apresentação o cacau já sofreu diversas etapas de processamento, sendo este pó o seu último estágio. A partir da massa de cacau, ele é produzido através da pulverização da torta de cacau obtida da prensagem da massa de cacau. Muitas vezes além dos processos físicos, usa-se químicos para obtenção deste produto. Logicamente, se perde muito ou quase todo o valor nutricional.
Mas então existe cacau em pó nutritivo? Sim, o artesanal cujo método para grandes empresas não é rentável e tampouco motivo de preocupação.
Entenda a diferença entre cacau fino e cacau commodity
Cacau Fino
O Cacau Fino segue processos rigorosos em que o produtor precisa controlar com atenção etapas que exigem estabilidade e precisão em delicados marcadores de temperatura e umidade. Desde a colheita o processo é manual e natural.
O cuidado na seleção e armazenagem também são importantes e característicos. As amêndoas devem ser lisas, limpas e sem sinais de mofo ou infestações para serem repassadas a produção de chocolates.
Finalmente, sua atribuição mais importante: os aromas. O cacau fino passa pelo teste de corte para avaliação da qualidade de fermentação e pela análise sensorial para a classificação de aroma e sabor, por isso também pode ser chamado de “cacao flavor”.
Cacau Commodity
Em contrapartida, o cacau commodity não exige tantos cuidados desde a colheita. Não constitui aromas característicos e a mais marcante diferença: custa 3 vezes menos que o cacau fino. Talvez essa última consideração seja o suficiente para refletirmos a respeito da qualidade superior que tem um cacau fino, a qual se estende do paladar ao perfil nutricional.
Você Sabia Que....
Nossos chocolates são feitos a partir de um
O tom dourado na imagem ao lado é uma reapresentação visual dos antioxidantes naturalmente presentes na superfície da amêndoa descascada e recém torrada.